Curso Análises de Microbiomas começa nesta segunda!

Todo ano, a disciplina Estudos de Microbiomas – Bases Teóricas e Análises de Bioinformática acontece no Programa de Pós-Graduação em Ciências Microbiologia da UFRJ.

Turma de 2017 da disciplina Estudos de Microbiomas – Bases Teóricas e Análises de Bioinformática

O microbioma é o termo empregado para denominar o conjunto de todos os micro-organismos (e seus genes) presentes em uma comunidade. Quando esta comunidade habita um ser vivo, entende-se que esses genes são uma parte complementar deste ser vivo. Em seres humanos, há cerca de 100 genes bacterianos para cada gene humano, e eles interferem em muitas características que nós apresentamos (saiba mais no vídeo no final do post).

Este curso atende não só os alunos do PPG Microbiologia, mas também alunos de outros programas e de outras instituições, e ministrado pelo professor do LABEM Caio Rachid .

O principal objetivo é capacitar o aluno a estudar comunidades microbianas através da análise de sequencias genéticas. Esse campo de pesquisa faz parte parte da Bioinformática, um dos campos científicos que mais crescem em demanda em todo o mundo. Durante o curso, o aluno se familiariza com as teorias e com as práticas de análises, tendo uma visão completa do processo.

Vídeo A Teoria do Holobionte, produzido pela aluna Denise Cardoso, em colaboração do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes com a Escola de Belas Artes através da orientação dos professores Caio Rachid (LABEM) e Doris Kosminsky (LabVis).