Trabalho do LABEM é premiado no 30˚ Congresso Brasileiro de Microbiologia

O trabalho dos alunos Fernanda Jamel (iniciação científica) e Eduardo da Silva Fonseca (doutorando), sob a orientação do Prof. Caio Rachid Prêmio foi o ganhador do premio “Profª. Drª. Ana Maria Primavesi”, que é dado ao melhor trabalho na área de microbiologia do solo.

Prêmio Profª. Drª. Ana Maria Primavesi – Foto retirada do site https://jornaljoseensenews.com.br/premio-profa-dra-ana-maria-primavesi-reconhece-trabalhos-na-area-de-microbiologia-do-solo/

O Prêmio é dado a partir da uma parceria da Sociedade Brasileira de Microbiologia e a empresa Microgeo. Para saber mais sobre o prêmio e sobre a agrônoma Profª. Drª. Ana Maria Primavesi visite o site da Microgeo

O Labem fica honrado com a premiação e reforça seu compromisso em manter a pesquisa científica de qualidade.

Equipe LABEM é destaque do 30˚ Congresso Brasileiro de Microbiologia

Entre os dias 6 e 9 de outubro ocorreu o 30˚ Congresso Brasileiro de Microbiologia em Maceió. O LABEM compareceu com boa parte da sua equipe de professores e alunos. Os professores Caio Rachid e Diogo de Azevedo Jurelevicius foram palestrantes das áreas de microbiologia de solos e ambiental.

Palestra do Prof Caio Rachid sobre o Potencial dos Micro-organismos endofíticos para a nutrição e produção florestal

O Prof Diogo Jurelevicius foi eleito o novo Coordenador da área de microbiologia ambiental junto à Sociedade Brasileira de Microbiologia.

O Congresso foi uma excelente oportunidade para os jovens alunos do LABEM de participarem de um grande evento científico, ampliando a visão sobre a microbiologia nacional.

Curso Análises de Microbiomas começa nesta segunda!

Todo ano, a disciplina Estudos de Microbiomas – Bases Teóricas e Análises de Bioinformática acontece no Programa de Pós-Graduação em Ciências Microbiologia da UFRJ.

Turma de 2017 da disciplina Estudos de Microbiomas – Bases Teóricas e Análises de Bioinformática

O microbioma é o termo empregado para denominar o conjunto de todos os micro-organismos (e seus genes) presentes em uma comunidade. Quando esta comunidade habita um ser vivo, entende-se que esses genes são uma parte complementar deste ser vivo. Em seres humanos, há cerca de 100 genes bacterianos para cada gene humano, e eles interferem em muitas características que nós apresentamos (saiba mais no vídeo no final do post).

Este curso atende não só os alunos do PPG Microbiologia, mas também alunos de outros programas e de outras instituições, e ministrado pelo professor do LABEM Caio Rachid .

O principal objetivo é capacitar o aluno a estudar comunidades microbianas através da análise de sequencias genéticas. Esse campo de pesquisa faz parte parte da Bioinformática, um dos campos científicos que mais crescem em demanda em todo o mundo. Durante o curso, o aluno se familiariza com as teorias e com as práticas de análises, tendo uma visão completa do processo.

Vídeo A Teoria do Holobionte, produzido pela aluna Denise Cardoso, em colaboração do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes com a Escola de Belas Artes através da orientação dos professores Caio Rachid (LABEM) e Doris Kosminsky (LabVis).

LABEM promove um Mini-Curso de qPCR

No dia 17 de janeiro o LABEM dará um mini-curso teórico prático sobre qPCR, também conhecido como PCR em Tempo Real.

Essa é uma das técnicas mais apuradas para quantificar o número de cópias de um determinado gene em amostras.

A quantificação é feita a partir da extração do DNA total presente na amostra, e posterior amplificação de um ou vários genes alvo, em presença de uma substância fluorescente. A amplificação do gene é monitorada em tempo real, com a utilização de um equipamento específico, que lê a fluorescência emitida durante a duplicação do DNA.

No LABEM, aplicamos essa técnica para quantificar a presença ou o nível de expressão de um determinado gene no ambiente. Assim, é possível estimar o tamanho de populações específicas de micro-organismos, ajudando a entender seu papel no ambiente.

O curso tem como principal objetivo, treinar os membros do laboratório na execução da técnica e na manipulação de um equipamento de qPCR recém adquirido!

Tem interesse em participar? Entre em contato com a gente!